A FIFA anunciou os 10 candidatos à Bola de Ouro, prémio que será entregue ao melhor jogador do Mundial. Os nomeados são: Diego Forlán (Uruguai), Asamoah Gyan (Gana), Andrés Iniesta (Espanha), Lionel Messi (Argentina), Mesut Ozil (Alemanha); Arjen Robben (Holanda), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), David Villa (Espanha) e Xavi (Espanha). No que diz respeito ao melhor jogador jovem (nascidos depois de 1 Jan de 89), os nomeados são: Andre Ayew (Gana); Giovani dos Santos (México), e Thomas Müller (Alemanha).
À imagem do que muitos sites/jornais internacionais têm feito nos últimos dias, o blog Visão de Mercado resolveu eleger o 11 ideal do Mundial, mais os Prémios Individuais. Esta será a melhor altura para indicarmos aquele que na nossa perspectiva foi o melhor 11 ao longo do último mês, para não ficarmos condicionados por aquilo que se poderá passar na final (expulsão ou exibição menos conseguida).
Melhor Jogador – Bastian Schweinsteiger
Não será consensual, no entanto, o médio alemão foi o motor da melhor Alemanha dos últimos anos. A selecção alemã foi a que praticou o melhor futebol neste Mundial, com grande responsabilidade para o médio defensivo/box-to-box do Bayern Munique. As suas exibições contra a Inglaterra e Argentina foram do melhor que se viu neste torneio.
Melhor Jovem – Thomas Muller
Não restam grandes dúvidas sobre quem vai vencer o Prémio de Melhor Jogador Jovem do Mundial. O alemão Thomas Muller destacou-se entre os demais jogadores nascidos depois de Janeiro de 1989 e merece levar o troféu, sucedendo a Podolski. Andre Ayew foi o jovem que mais se aproximou do alemão.
Melhor Guarda-Redes – Iker Casillas
O guarda-redes espanhol foi crescendo ao longo dos jogos do Mundial, chegando à final com apenas 2 golos sofridos e com um papel importante nas fases a eliminar.
Equipa
GR – Iker Casillas;
DEF – Phillip Lahm, Piqué, Puyol e Giovanni Van Bronckhorst;
MED – Schweinsteiger, Sneijder, Muller e Robben;
AV – David Villa e Forlan
Sobre Iker Casillas, Schweinsteiger e Muller já está tudo dito acima. Phillip Lahm, com a sua consistência habitual, foi outro dos alemães em destaque neste Mundial. Piqué e Puyol formaram a melhor dupla de centrais do Campeonato do Mundo, não dando quaisquer hipóteses aos avançados rivais. Van Bronckhorst faz da experiência um posto, sendo bastante importante nos processos ofensivos da Laranja Mecânica (para além disso terá marcado o golo do Mundial). Sneijder, com os seus 5 golos no Mundial e a sua influência na selecção holandesa, também merece um lugar no 11, enquanto que Robben chegou tarde ao Campeonato do Mundo (apenas 3 jogos como titular), mas a sua integração na equipa bastou para dar um “upgrade” de qualidade à Laranja Mecânica. David Villa poderá ser o Melhor Marcador do Mundial, depois de o conseguir no Euro 2008 e marcou 5 dos 7 golos da Espanha na África do Sul. Diego Forlan foi o melhor sul-americano em prova, carregando com o Uruguai às costas, no que concerne ao futebol ofensivo da equipa.
PS1- Apenas iremos fazer uma referência ao 11 indicado pela Marca e Globoesporte no futuro, como tal equipas de outros sites/jornais não serão mencionadas no nosso blog.
PS 2 – Mesut Ozil é o nosso 12º jogador, mas para ficarmos com um meio campo equilibrado, tivemos de optar entre ele e o Sneijder.
PS 3 – Qual é na sua perspectiva, a melhor equipa, melhor jogador, melhor guarda-redes e melhor jovem deste Mundial?