
O prémio de melhor jogador do Mundo deveria premiar o que os jogadores fizeram a nível individual e colectivo em 2010 e, adoptando esse critério o prémio deveria, na nossa opinião, pertencer a Xavi.
Melhor treinador: José Mourinho arrecadou o 1º lugar e entrou na história como o 1º técnico da história a vencer este prémio. Depois de vencer tudo em 2010 é por mérito próprio um justo vencedor. Portugal irá ficar para sempre na história deste troféu, o que por si só, é igualmente uma grande nota de destaque.
Melhor golo: Hamit Altintop (ver aqui). Não foi nem de perto nem de longe o melhor golo do ano, mas está visto que a malta da Turquia votou em massa. O turco sucede a Ronaldo, que a época passada venceu este prémio, devido ao seu golo frente ao Porto, e tal como Mourinho, foi o primeiro jogador da história a receber este prémio. Na nossa opinião, o golo de Linus Hallenius foi o melhor de 2010 (ver aqui).
Melhor jogadora: Marta. A brasileira venceu pela 5ª vez.
PS – Talvez agora, alguns não valorizem o prémio que Mourinho recebeu este ano e que Ronaldo recebeu a época passada (melhor golo), mas daqui a 50 anos quando abrirem os livros da história de futebol, vão ver dois portugueses no principio da lista nestas duas categorias, e talvez nessa altura dêem o devido valor e percebam a importância destes momentos para o futebol português e mesmo para a nossa sociedade.