Lista oficial dos 23 candidatos à Bola de Ouro, divulgada pela France Football e pela FIFA:
Éric Abidal (França), Sergio Agüero (Argentina), Karim Benzema (França), Iker Casillas (Espanha), Cristiano Ronaldo (Portugal), Daniel Alves (Brasil), Samuel Eto’o (Camarões), Cesc Fàbregas (Espanha), Diego Forlán (Uruguai), Andrés Iniesta (Espanha), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Nani (Portugal), Neymar (Brasil), Mesut Özil (Alemanha), Gerard Piqué (Espanha), Wayne Rooney (Inglaterra), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda), Luis Suárez (Uruguai), David Villa (Espanha), Xabi Alonso (Espanha) e Xavi (Espanha).
VM – Um momento importante para o futebol nacional, pois ter 2 portugueses entre os 23 melhores do Mundo, curiosamente o mesmo número de jogadores que nações como a Argentina e Brasil, é notável. Ainda para mais nesta fase, onde o jogador português, internamente está completamente marginalizado. No que diz respeito à lista, como o VM tem vindo a provar ao longo dos últimos 2 anos é complicado elaborar Tops e nomear os melhores, contudo, e apesar de ser uma selecção final razoável, por aquilo que fizeram em 2011 (pois é disso que se trata) jogadores como Sneijder (época terrível no Inter), Forlán (esteve muito mal no Atl. Madrid), Benzema (nem é titular indiscutível no Real) e o próprio Abidal (Mascherano e Busquets que não estão nesta lista, fizeram um ano melhor que o francês) não deviam estar entre os nomeados. Por outro lado, causa alguma confusão a ausência de elementos como Mário Gomez, Ibrahimovic, Vidic, Hulk, Nasri, David Silva e Van Persie. Lista justa? Quais as principais ausências? E no que diz respeito a Nani, será desta que Ferguson irá dar outra atenção ao português (mesmo com as rotatividades típicas do escocês, faz alguma confusão que o extremo não seja titular indiscutível no Man Utd nos jogos “grandes”, pois um “melhor do Mundo” tinha de o ser obrigatoriamente)?
Os três finalistas serão conhecidos a 5 de Dezembro (Carlos Queiroz, seleccionador do Irão, votou em Messi). O melhor jogador de 2011, consagrado pela FIFA e pela revista “France Football”, será conhecido a 9 de Janeiro.