Conseguirá Ronaldo quebrar a maldição?

Desde que em 1991 começou a ser atribuído o prémio de melhor jogador do Mundo pela FIFA, o jogador que o vence nunca conseguiu juntar um titulo de campeão mundial. Poderá Ronaldo ser o primeiro?
O prémio de melhor jogador do Mundo/FIFA, que teve como primeiro vencedor o alemão Lothar Matthaus, parece ser um entrave à conquista de um Mundial de futebol. A maldição começou em 1994 nos Estados Unidos. Roberto Baggio entrou na competição como melhor jogador do Mundo. Saiu como vice-campeão mundial e com um penalty falhado que figurará em todas as retrospectivas sobre a competição. O Brasil, vencedor da competição de 1994, chegou ao Mundial de 1998 em França com uma equipa fabulosa, onde a principal referência era o avançado Ronaldo, primeiro jogador a vencer o prémio de melhor jogador do Mundo/FIFA por duas vezes consecutivas. Mas a maldição voltou a atacar. O Fenómeno, apesar de ter levado o Brasil até ao jogo decisivo, teve uma convulsão na véspera da partida, algo que afectou bastante o seu rendimento, e que permitiu aos franceses levantarem o titulo. O Mundial da Coreia/Japão, de má memória para a nossa selecção, poderá ter na maldição uma explicação já que o melhor jogador do Mundo/FIFA era Luís Figo e a selecção portuguesa nem passou da primeira fase. Em 2006, Ronaldinho era o jogador que mais encantava a galáxia do futebol, também ele duas vezes seguidas vencedor do Prémio FIFA, mas desilude no Mundial da Alemanha, e a selecção brasileira – penta campeã mundial – seria afastada da competição pela França nos quartos de final. Tal como o argentino Lionel Messi em 2010 na África do Sul, também ele afastado nos quartos de final pela Alemanha com um estrondoso 4-0, não conseguiu afastar a ideia de que o melhor jogador do ano em titulo não poderá vencer um Mundial de futebol.
Este ano teremos Cristiano Ronaldo no Brasil como vencedor da distinção. Não se afigura fácil a tarefa. Um grupo bastante equilibrado, a questão climatérica, mais a falta de jogadores top na equipa portuguesa, serão os obstáculos a ultrapassar numa primeira fase da competição. Mas se existe jogador em forma esta época, é o português. Tem batido recordes atrás de recordes, o último deles na presente edição da Liga dos Campeões. Será que conseguirá afastar este fantasma que paira sobre o prémio em ano de Mundial?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Matt Le Tissier
Partilhe esse artigo:
48 Comentários
Mais recentes
Mais antigo Mais Votada
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários