Bayern vence Liga dos Campeões; Robben em cima do minuto 90 acabou com o sonho do Dortmund; Bávaros quebraram o enguiço e coroaram uma época de sonho; Weidenfeller e Neuer brilharam na final germânica

Dortmund 1-2 Bayern de Munique (Gundogan 68´g.p.; Mandzukic 60´e Robben 89´)

O Bayern Munique finalmente quebrou o enguiço e conquistou a 5ª Liga dos Campeões da sua história (igualou o Liverpool no 3º lugar). Depois de duas finais perdidas nos últimos 3 anos, os bávaros derrotaram o Borussia Dortmund, com um golo tardio de Robben e colocaram a cereja no topo do bolo na melhor época do clube (bateram mais de 20 recordes). Jupp Heynckes (despediu-se em grande) somou a 2ª Liga dos Campeões (a 1ª foi em 1998, com o Real Madrid) e Robben, o protagonista da final com 1 golo e uma assistência, deu finalmente um pontapé na maldição e após duas LC perdidas e uma final de um Mundial, festejou (um prémio que já merecia). A partida foi emocionante, com bastantes oportunidades de golo, e não fossem as super-exibições de Neuer e Weidenfeller, podia ter tido números expressivos, isto apesar das duas equipas não terem conseguido impor o futebol que as caracteriza. O Bayern acabou por justificar o triunfo, pelo que fez no 2º tempo, depois de uma primeira com início forte do Dortmund e resposta dos bávaros.

A final foi espectacular, com duas equipas a criarem bastantes oportunidades para marcar, ainda que não tenham imposto o seu típico futebol. O Borussia entrou muito forte e foi incomodando Neuer. Aos 14 minutos, Lewandowski obrigou o guarda-redes alemão a defesa atenta, num remate longe da baliza, e no minuto seguinte, Neuer fez uma grande defesa após remate de “Kuba”. Antes dos 25 minutos, já Reus e Bender tinham obrigado o guarda-redes do Bayern a novas intervenções. A resposta dos bávaros surgiu depois, com dois cabeceamentos perigosos de Mandzukic e Javi Martínez (Weidenfeller brilhou no primeiro lance). Aos 30 minutos, Muller isola Robben, valendo a saída pronta do guarda-redes do Borussia (o holandês rematou contra Weidenfeller). Lewandowski ainda obrigou Neuer a nova defesa, antes de Robben voltar a falhar (neste caso acertar) na cara de Weidenfeller. Depois de uns 15 minutos iniciais, com a bola longe das balizas, o Bayern acabou mesmo por chegar ao 1-0. Ribery conduziu a bola pela esquerda, assistiu Robben de forma inteligente, que depois serviu Mandzukic, quando ficou com angulo reduzido para rematar. A resposta do Borussia surgiu pouco tempo depois, através de uma grande penalidade cometida por Dante. Gundogan não tremeu e fez a igualdade. O Bayern podia ter chegado ao 2-1 aos 72 minutos, quando Thomas Muller fintou Weidenfeller e rematou para a baliza deserta… mas apareceu Subotic em carrinho para negar o golo. Alaba e Schweinsteiger ainda aplicaram dois fortes pontapés, que Weidenfeller deteve, mas Robben tratou de entregar a LC para o Bayern mesmo em cima do minuto 90. O holandês aproveitou a confusão entre Piszczek e Ribery, para ganhar a bola, driblar a resistência da defensiva do Dortmund e enganar Weidenfeller.

Destaques:

PortugalCristiano Ronaldo acabou com o reinado de Messi na LC, ao tornar-se no melhor marcador da competição em 2012-13 (o argentino era o goleador mor dos últimos 4 anos), com 12 golos marcados. Portugal igualou a Alemanha no 2º lugar dos países com o maior número de goleadores da LC/TCE (8). A Espanha segue no 1º lugar, com 14 melhores marcadores. Com a derrota do Borussia Dortmund, o Benfica assegurou um lugar entre os cabeças de série para o sorteio da fase de grupos da LC 2013-14. Portugal vai contar pela 1ª vez na sua história, com duas equipas no pote 1 (FC Porto e Benfica).

Borussia Dortmund – A equipa de Jurgen Klopp foi uma digna vencida, numa exibição que não deixou nada a dever ao seu adversário. Uma entrada forte, que podia ter resultado numa vantagem no marcador, mas bastantes problemas em contrariar o meio campo do Bayern. Lewandowski, Reus e “Kuba” realizaram uma excelente primeira parte, acabando por perder gás no 2º tempo (aí, o Borussia foi menos perigoso), Hummels esteve melhor com bola do que no plano defensivo e Bender deu equilíbrio ao meio campo.

Bayern Munique – À 3ª foi de vez! Após duas finais perdidas nos últimos 3 anos, os bávaros finalmente conquistaram a 5ª Liga dos Campeões do seu historial. Depois de uma péssima entrada no encontro, o Bayern conseguiu reagir a começou a chegar com maior perigo à baliza de Weidenfeller. As oportunidades de golo foram mais que muitas, mas o desacerto na frente e a super-exibição do guarda-redes alemão adiaram a festa para o minuto 89. Javi Martínez fez uma enorme exibição no meio campo dos bávaros, ao contrário de Schweinsteiger, que esteve um pouco apagado, enquanto Ribery, quando não se meteu em confusões/simulações, criou bastantes desequilíbrios, e Mandzukic esteve em bom plano, especialmente nos lances de bola parada.

Weidenfeller/Neuer – Enorme exibição dos dois guarda-redes alemães. O resultado foi de apenas 2-1, devido ao trabalho destes dois “gigantes”, senão, tinha ganho outros números. O guarda-redes do Borussia teve bastante trabalho, foi obrigado a várias saídas aos pés dos avançados do Bayern e só não defendeu o impossível (até fez uma defesa com a cara). Neuer brilhou principalmente no primeiro tempo, com destaque para uma defesa com a perna, onde mostrou grande elasticidade.

Lahm, Alaba, Piszczek e Schmelzer – Ao contrário que costuma acontecer, foram pouco influentes no aspecto ofensivo. Os laterais do Bayern acabaram por cumprir a nível defensivo (com grandes dificuldades no primeiro tempo), enquanto Piszczek acabou por ficar ligado ao 2º golo e Schmelzer teve grandes dificuldades em travar Robben.

Robben – O homem do jogo! O holandês andou entre o 8 e o 80, mas acabou por decidir a final da Liga dos Campeões. Esteve displicente na fase inicial (falhou duas vezes isolado), fez a assistência para o 1-0 e decidiu de forma inteligente no final da partida. Uma noite para recordar, após duas finais da LC perdidas e uma final do campeonato do Mundo (onde curiosamente falhou por duas vezes perante Casillas).

Partilhe esse artigo:
52 Comentários
Mais recentes
Mais antigo Mais Votada
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários