Carlos Martins, Enzo Pérez e Salvio falham o Barcelona-Benfica (oportunidade para Gaitán e André Gomes?); Catalães poupam Iniesta, Jordi Alba, Xavi, Fabregas, Mascherano e Pedro (mas Messi foi convocado); NBA: Clippers quebram invencibilidade caseira dos Jazz; Hornets voltam às vitórias; Pistons vencem “block party”; Orlando volta a triunfar no Oeste

Benfica – Más notícias para Jesus. Enzo Pérez e Salvio não recuperaram de problemas físicos e não vão poder marcar presença no embate frente ao Barcelona. Também Carlos Martins e Aimar falham a partida por estarem lesionados. ConvocatóriaGuarda-redes: Artur Moraes, Paulo Lopes e Bruno Varela; Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Miguel Vítor, Jardel, Melgarejo e Luisinho; Médios: André Almeida, Matic, Bruno César, Ola John, Nolito, André Gomes e Gaitán; Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo. VM – Duas baixas importantíssimas. Salvio (depois de Garay) está a ser o melhor elemento do Benfica esta época, já Enzo tem sido decisivo no meio campo encarnado (considerando que Martins também está ausente, nem tem um substituto claro no plantel). Na teoria, Gaitán é a melhor opção para substituir Salvio no corredor direito (Bruno César e Nolito também são hipóteses, mas Nico apresenta outra qualidade, inclusive no jogo da 1ª volta foi um dos melhores em campo, algo que não surpreende pois por norma aumenta o seu nível futebolístico nos jogos da LC). Já no que diz respeito a Enzo, André Gomes é o jogador com o perfil mais adequado para fazer de 2º médio e substituir o argentino, no entanto a falta de experiência do jovem português deve levar a que Jesus aposte em André Almeida (temos dúvidas que seja compatível com Matic, já que são jogadores de características semelhantes), Bruno César (talvez uma opção demasiado ofensiva, mas Jesus já admitiu que o Chuta-chuta pode fazer este lugar) ou Maxi (com Almeida a lateral direito. O uruguaio já fez várias vezes esta posição no passado). Qual será o 11 do Benfica em Camp Nou?

Barcelona – Vilanova incluiu seis jogadores da equipa B e deu descanso a Iniesta, Xavi, Mascherano, Pedro, Jordi Alba e Cesc Fábregas na lista de convocados para o jogo com o Benfica (Alexis e Dani Alves também falham o encontro mas por lesão). Convocatória: Guarda-redes: Valdés e Pinto; Defesas: Piqué, Puyol, Montoya, Adriano, Sergi Gómez e Carles Planas; Médios: Thiago, Jonathan dos Santos, Sergio Busquets, Song, Sergi Roberto e Rafinha; Avançados: Villa, Messi, Deulofeu e Tello. VM– Surpreendente só mesmo a chamada de Messi. Os catalães já estão apurados, o 1º lugar também já está assegurado e como tal, é normal que esta partida seja aproveitada para rodar alguns elementos. Mesmo assim, e apesar da ausência do meio campo que faz deste Barça a equipa mais dominadora do futebol Mundial, um 11 com Valdés, Montoya, Adriano, Pique, Puyol, Song, Busquets, Thiago, Tello, Villa e Messi é temível. Irá o conjunto catalão aproveitar este jogo para ajudar Messi a bater o recorde de Muller? Ou, sem grandes objectivos, este encontro para o Barça será apenas para “descomprimir” (a falta de intensidade dos catalães seria o cenário ideal para o Benfica)?

Mercado Arsenal está disposto a pagar a cláusula de rescisão de Demba Ba (9 milhões de euros) já em Janeiro, mas a prioridade de Wenger continua a ser Huntelaar (os Gunners querem aproveitar o facto do holandês estar em final de contrato para o contratar já daqui a um mês por 6 milhões de euros); Montillo (Cruzeiro) pretendido por Fluminense, Santos e Grémio; Casemiro (médio defensivo do São Paulo) pode reforçar o Cruzeiro.

NBA – Portland @Charlotte (118-112) – os Cats desperdiçaram uma vantagem de 18pts e falharam um lançamento em cima do apito do 4º, perdendo depois em OT. Aldridge marcou 25pt e ganhou 13rb, com Lillard a fazer 24pt e Batum 17pt e 13rb; Babbit foi importante a sair do banco, com 3 triplos (um deles no OT). Do outro lado, Ben Gordon (chegou aos 10000pt de carreira) apontou 29pt, com 8-12 de triplos. Cleveland @Detroit (79-89) – os 13 desarmes dos Pistons (5 de Maxiell) contribuíram para uma vitória frente aos desfalcados Cavs (Irving, Waiters de fora). Monroe e Dummond ganharam 26rb (Drummond 9 ofensivos), enquanto que Varejão 18rb, em conjunto com os seus 17pts. Milwaukee @New Orleans (81-102) – jogo equilibrado até ao 3º, Robin Lopez (21pt) fez 11pt consecutivos sem resposta, e os Bucks nunca mais recuperaram. Os Hornets estiveram perfeitos da linha de lance livre (11-11), em oposição aos 65% dos visitantes. Os Bucks também fizeram o dobro dos TO dos Hornets. O backcourt de Milwaukee fez 42pt, enquanto que os restantes membros do cinco inicial contribuíram com 11. Toronto @Denver (110-113) – mais uma derrota para os Raptors num jogo apertado, em que (quase) eliminavam uma desvantagem de 19pt. Os Nuggets dominaram nas tabelas (53rb, 23 ofensivos, com Faried a ganhar 7 dos seus 10 no ataque) e marcaram 19pt em contra-ataque (contra 3 dos Raptors). Lowry (24pt) e Bargnani (23pt) foram os mais inconformados, enquanto que Iguodala voltou a estar abaixo do esperado (embora tenha feito 8ast). Orlando @Golden State (102-94) – Orlando tomou-lhe o gosto, e voltou a vencer no Oeste. O rendimento de alguns homens está excelente, tais como Glen Davis (24pt), Vucevic (14pt, 15rb), Afflalo (24pt) e Reddick (22pt, 4-6 triplos). Já os Warriors tiveram o esperado de David Lee (22pt) e Curry (25pt, 11rb), mas Klay Thompson apenas deu 8pt, com 3-12 de campo. LA Clippers @Utah (105-104) – os Jazz esbanjaram uma vantagem de 14pt, perderam a bola 17 vezes, e apenas tentaram 15 lances livres, desperdiçando uma noite em que lançaram acima de 56% (e 9-20 de triplos). Blake Griffin dominou com 30pt e 11rb, enquanto que Paul marcou pontos decisivos no 4º (Jordan também fez um desarme determinante no fim). Já os Jazz tiveram em Mo Williams o melhor, com 20pt e 12ast. Qual o papel de Orlando na Conferência Este? Afflalo, Nelson, Reddick, Davis e Vucevic parecem ser bons demais para o último lugar, e a capacidade do colectivo parece ser suficiente para um lugar nos playoffs (mas sem uma estrela valerá a pena lutar pelo 8º lugar)? Afinal quem ganhou com a big trade? Bynum ainda nem calçou, Iguodala tarda em afirmar-se, e Howard está longe de ser dominante. Ben Gordon (que parecia perdido) será candidato ao prémio de 6º homem? As lesões (Williams, Favors) começam a afectar os Jazz?

Partilhe esse artigo:
25 Comentários
Mais recentes
Mais antigo Mais Votada
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários