NBA: O Título de LeBron James

Os Heat são os novos campeões da NBA. A equipa da Florida obteve o seu segundo título, depois de bater os Oklahoma City Thunder por 4-1. O “Big Three”, que se reuniu em South Beach no Verão de 2010, voltou a chegar à final da NBA, mas desta vez acabou mesmo por conquistar o anel. Depois de eliminarem os Dallas, Lakers e Spurs, esperava-se que Durant e companhia dessem mais luta à equipa de Miami, contudo, LeBron James com 5 super-exibições, desequilibrou a final a favor dos Heat. O “King” foi justamente coroado como MVP da Final, depois de terminar os playoffs com uma média de 28,6-10,2-7,4 (pts-reb-ast) por jogo. Para além disso, LeBron James tornou-se apenas no 5º jogador a conseguir um triplo-duplo no jogo decisivo (26 pontos, 13 assistências e 11 ressaltos).
A final caiu para aquela que era apontada como a grande favorita no principio da temporada mas que curiosamente teve mais dificuldades para chegar à final (ultrapassaram os Indiana Pacers apenas no 6º jogo e os Boston Celtics na “negra”). O matchup frente aos Thunder beneficiou os Heat, que contaram com um grande LeBron James (finalmente conquistou o anel), com Chris Bosh e Dwyane Wade em bom nível e com duas peças que sobressaíram quando a equipa mais precisava: Shane Battier e Mario Chalmers (Miller no 5º jogo foi igualmente decisivo com 23 pontos). Por sua vez, a jovem equipa de Oklahoma contava com o factor casa, ainda venceu a 1ª partida da final (105-94), mas revelou grande inexperiência nos momentos decisivos, o que pesou no resultado final. A 2ª partida ficou marcada pelos lances livres desperdiçados pelos Thunder e pela eficácia de Shane Battier (17 pts e 5-7 em triplos). As partidas disputadas em Miami mostraram um LeBron James dominador, excelentemente coadjuvado por Dwyane Wade e Chris Bosh.
As muitas piadas sobre LeBron James não conseguir conquistar o tão desejado anel e falhar nos momentos decisivos caíram por terra (mais do que dos Heat este triunfo é dele, foi o SF que levou a equipa ao colo até ao anel, e justamente será ele o principal associado a esta conquista), podendo recomeçar hoje com outros alvos – Dwight Howard, Carmelo Anthony e Kevin Durant estarão sob mira. Dwyane Wade e Udonis Haslem repetem o triunfo de 2006 (únicos com 2 anéis), enquanto que Juwan Howard tornou-se num dos jogadores mais velhos a conquistar o título (39 anos e 18 de NBA). Mike Miller (12 anos de NBA), Shane Battier (11 anos de NBA) também são outros dos veteranos que estão de parabéns. Miami foi um justo vencedor? O prémio de MVP a LeBron foi merecido? LeBron James entrou finalmente num outro patamar na NBA? Poderão os Heat começar uma dinastia na NBA? Quem serão os próximos alvos “em termos de gozo” na NBA?
Partilhe esse artigo:
36 Comentários
Mais recentes
Mais antigo Mais Votada
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários