O futebol português está fortemente representado na votação da UEFA para o melhor «onze» do futebol europeu, em 2011. André Villas-Boas discute o título de melhor treinador, enquanto que Rolando, Fábio Coentrão, Nani, Moutinho, e Cristiano Ronaldo são os jogadores portugueses que entram na votação. A estes ainda se juntam Maxi Pereira, Alvaro Pereira, Falcao e Hulk.
VM – Em 55 jogadores ter 5 portugueses e mais 4 que actuam (ou actuaram) na liga portuguesa em 2011 é notável. Ainda para mais, quando na nossa opinião, esta lista da UEFA é em tudo mais equilibrada, criteriosa, e condizente com o que se passou em 2011, em comparação com os 55 nomeados pela FIFA (ver aqui). Infelizmente na FIFA (isso também acontece com a UEFA) quando nomeia os melhores do ano, o 1º critério que utiliza é a qualidade dos jogadores, o que leva a listas absurdas com a presença de jogadores como Kaká, Puyol, Drogba, entre muitos outros, que praticamente não jogaram no último ano. Quando o 1º critério devia ser o que os jogadores demonstraram e conseguiram em 2011 (como os leitores sabem não apreciamos a suposta qualidade de Moutinho, contudo, pelo que conseguiu a nível individual e colectivo o seu nome faz todo o sentido nesta lista).
Guarda-redes: Manuel Neuer, Van der Sar, Iker Casillas, Victor Valdés e Joe Hart
Defesa direito: Daniel Alves, Philipp Lahm, Christian Maggio, Darijo Srna e Maxi Pereira
Defesa central: Piqué, Vidic, Thiago Silva, Hummels, Sergei Ignashevich, Höwedes, Mascherano, Kompany, Rolando e Adil Rami
Defesa esquerdo: Abidal, Fábio Coentrão, Marcelo, Álvaro Pereira e Ashley Cole
Médio direito: Xherdan Shaqiri, Arjen Robben, Mario Götze, Gervinho e Nani
Médio centro: Yaya Touré, Xavi, Wilshere, João Moutinho e Modric
Médio ofensivo: Iniesta, Özil, David Silva, Hamsik e Sneijder
Médio esquerdo: Gareth Bale, Eden Hazard, Di María, Juan Mata e Ashley Young
Avançado: Messi, Falcao, Ronaldo, Hulk, “Chicharito”, Van Persie, Agüero, Mario Gomez, Cavani e Di Natale
Treinador: Pep Guardiola, André Villas-Boas, Jürgen Klopp, Alex Ferguson e Rudi Garcia
Destaque para a ausência de Mourinho, mas quanto a nós justificada pois vencer apenas uma Taça do Rei não lhe pode dar o direito de estar entre os 3 melhores do Mundo como acontece na FIFA, de jogadores do Braga – a presença na final da Liga Europa, devia ter tido outro reconhecimento, ainda para mais, quando Alan fez mais do que Shaqiri e Rodríguez que Ignashevich – e de elementos como Busquets, Xabi Alonso e Schweinsteiger. Por outro lado, apreciamos o facto da UEFA considerar o Mascherano na posição de defesa central (se é aí que ele joga faz todo o sentido), contudo, há algumas falhas nas outras posições. Di Maria joga sempre como extremo direito, Hulk igual, enquanto que Ronaldo é no papel um extremo esquerdo, apesar de com o desenrolar do encontro ir procurando sempre aparecer nas zonas de finalização. Destaques destas nomeações? Quais as principais presenças e ausências? Qual o melhor 11 do ano (de acordo com os critérios da UEFA, ou seja ignorando a Copa América)?