
Para 2º lugar o nosso eleito é – Ronaldinho Gaúcho – Nos últimos 2/3 anos perdeu um pouco do fulgor e projecção internacional que tinha adquirido nos meados da última década, onde era de forma consensual o melhor jogador do Planeta. Contudo, ninguém pode ignorar o seu papel na conquista do Mundial pelo Brasil em 2002 e o prémio que recebeu de melhor do mundo em 2004 e 2005 (em 2006 ficou em 3º). Ajudou ainda o Barcelona a conquistar dois Campeonatos de Espanha, duas Copas do Rei e uma Liga dos Campeões, tendo também vencido a Taça das Confederações pelo Brasil em 2005.
Na 3ª posição a escolha do VM recaiu em – Ronaldo – Ganhou a alcunha de “Fenómeno” e não fossem as lesões, o seu potencial poderia-o ter colocado no céu ao lado de Maradona e Pelé, pois o potencial que demonstrou (quando estava a 100%) foi do melhor que se viu nos últimos 60 anos de futebol. Nos dias de hoje é mais rotulado de “el gordito”, mas a verdade é que foi eleito o melhor do Mundo em 2002 ano em que venceu o Mundial e, até 2006, foi sempre um dos jogadores mais temíveis do futebol mundial. Tornou-se no melhor marcador de sempre em Campeonatos do Mundo, venceu dois Campeonatos de Espanha e por onde passou foi sempre uma máquina de fazer golos.
4 – Cristiano Ronaldo – Talvez não fosse justo coloca-lo à frente de Messi, mas também não seria coloca-lo a seguir ao argentino. Os seus trajectos individuais e colectivos são algo semelhantes, mas o português já em 2004 tinha sido preponderante no trajecto de Portugal até à final do Euro, enquanto Messi começou a explodir apenas em 2005-2006. Actualmente no Real Madrid, CR7 teve uns últimos 5/6 anos de top mundial com conquistas individuais constantes, como o prémio de melhor jogador do Mundo em 2008 (foi 3º em 2007 e 2º em 2009), melhor marcador da Europa, entre tantos outros.
6 – Xavi – É titular indiscutível do Barcelona desde 1999 e conseguiu nos últimos 10 anos conquistar 2 Ligas dos Campeões, um Campeonato do Mundo, um Europeu, 4 Ligas Espanholas, e muitos outros prémios colectivos. A nível individual só nos últimos 2 anos talvez tenha tido o reconhecimento do seu valor com algumas distinções, como Melhor Jogador do Euro 2008, no entanto a sua importância no Barcelona e na Selecção Espanhola na última década e nas respectivas conquistas, foi determinante.
PS – Henry, Figo e Roberto Carlos também mereceriam o nosso destaque, mas optamos por eleger apenas 1+5, e estes (por esta ordem) foram os 6 melhores da última década, na nossa opinião.
Qual foi na vossa opinião o melhor jogador da última década? E porquê? Que outros completariam o top 6?