O 11 dos candidatos ao título

À semelhança do que os jornais tanto nas suas edições diárias como nos guias de época tem feito, vamos tentar fazer um pouco de futurologia e avançar qual será o 11 tipo dos candidatos a vencer a Liga Zon-Sagres 2010-2011, com os plantéis que dispõe neste momento, e não utilizando o argumento do tradicional SE entrar este, ou sair aquele. Iremos igualmente apontar qual seria na nossa opinião o melhor 11 para cada um dos candidatos.
Benfica – A baliza parece claramente destinada a Roberto, que apesar de tecnicamente já ter demonstrado grandes lacunas e ser um guardião muito limitado, o facto de ser o escolhido de Jesus e ter custado 8,5 milhões de euros irão certamente dar-lhe a titularidade. O quarteto defensivo, quanto a mim o melhor da Liga e o principal motivo que me leva a afirmar que o Benfica é o principal candidato ao título, pois uma boa defesa é meio caminho andado para se ser campeão, vai apresentar seguramente o titular do Uruguai e o melhor lateral direito da Liga, Maxi Pereira na direita, Luisão o melhor central do lado direito da Liga, no lado direito da zona central, David Luiz, o melhor central da Liga, no lado esquerdo da defesa, e Coentrão, o melhor lateral esquerdo da Liga a lateral esquerdo. No que diz respeito ao meio campo, Jesus apesar de ter apostado em Airton no primeiro jogo oficial, acredito que no final da época, Javi Garcia terá mais minutos a trinco. Do lado direito do meio campo, deverá jogar Carlos Martins, apesar de claramente não ser um Ramires, e ser muito irregular, pois raramente faz 3/4 jogos seguidos a bom nível e a jogar os 90m. Do lado esquerdo, deverá jogar o adaptado Gaitán, pese embora não ser essa a sua posição, o valor do seu passe, cerca de 8,5 milhões obrigarão a isso. No apoio aos dois avançados, irá jogar certamente Aimar, que apesar de cada vez mais ser um jogador de 60m e tal como Martins raramente fazer 3/4 jogos seguidos no mesmo nível, será seguramente o dono desse lugar. E na frente, Cardozo e Saviola tem lugar cativo.
Visão de Mercado – Moreira (apesar de até poder ser prematuro estar já a condenar Roberto, a verdade é que o seu mau jogo de pés, e principalmente as suas saídas aos cruzamentos, onde não agarra uma bola, e faz uma espécie de palmada, que acaba por amortecer sempre a mesma para a entrada da área e para a zona de tiro, são verdades indiscutíveis); Maxi Pereira, Luisão, David Luíz e Coentrão; Airton, Carlos Martins, Jara (sobre o lado esquerdo) e Gaitán no apoio aos dois avançados; Saviola e Cardozo.
Braga – Na baliza, o melhor guardião da Liga, Felipe será claramente o titular. Na defesa, do lado direito Domingos parece querer apostar em Miguel Garcia, enquanto que na esquerda Elderson deverá ser o dono do lugar, por sua vez, a dupla de centrais e a segunda melhor da Liga, será claramente constituída por Moisés e Rodriguez. No meio campo, apesar do bom começo de Madrid, parece que Domingos irá apostar em Vandinho para médio defensivo, num 4-3-3, onde terá o apoio de Luís Aguiar, e Mossoró, este mais na acção do transporte de bola e organização do ataque. Na frente, sobre o lado direito, a estrela da equipa, Alan será o dono claro do lugar, enquanto que na esquerda, Paulo César parece ser a preferência de Domingos, por último no meio, deverá jogar Élton, apesar de Lima levar alguma vantagem nestes primeiros jogos.
Visão de Mercado – Felipe; Sílvío (a lateral direito, apesar de jogar na esquerda no Rio Ave, o facto de ser destro e ser mais ofensivo que Miguel Garcia, parece-me uma melhor aposta); Moisés, Rodriguez, e Elderson. Madrid (em forma, é um dos bons médios defensivos da Liga, e os 32 anos de Vandinho podem pesar); Luis Aguiar e Mossoró; Alan, Hélder Barbosa (poderá ser esta a época da sua afirmação, e que poderá provar tudo aquilo que prometeu nos seus tempos de formação), e Élton.
Porto – Na baliza, Hélton é o dono e senhor. O quarteto defensivo, deverá ser composto, por Fucile à direita, apesar da sua péssima época 09-10, os centrais serão certamente Maicon e Rolando, e na esquerda estará o indiscutível Alvaro Pereira, que curiosamente até é suplente de Fucile no Uruguai nessa posição. À frente da defesa estará seguramente Fernando, o melhor médio defensivo ao nível da recuperação e destruição de jogo da Liga. Apoiado pelo indesejado Meireles, que apesar do esforço em vendê-lo, por enquanto faz parte do plantel e será um óbvio titular, e por Moutinho, que tal como o próprio Villas-Boas já admitiu, será titular em todos os jogos. Na frente, estará a tripla mais temível da Liga, com Hulk à direita, pois quer se goste ou não do seu estilo de jogo, depois da saída de Di Maria, é muito provavelmente o elemento mais desequilibrador da Liga. Varela irá ocupar o lado esquerdo, arrumando Cebola e James Rodriguez para o banco, enquanto que na frente, o melhor avançado da Liga, o colombiano Falcao será o titular.
Visão de Mercado – Helton, Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Ruben Micael e Belluschi (o melhor Porto 09-00, foi com eles os dois no meio campo, e com Guarin mais tarde, e como não sou fâ do jogo de Moutinho, e Meireles fez uma época 09-10 muito fraca, estas seriam as minhas opções); Hulk, Varela e Falcao.
Sporting – Paulo Sérgio parece já ter definido um 11 base, numa táctica de 4-4-2. Na baliza, Rui Patrício será o dono do lugar pelo 3º ano consecutivo. Na defesa, não existe qualquer dúvida que João Pereira na direita e Evaldo na esquerda são os naturais titulares, e que Paulo Sérgio parece querer apostar na dupla Carriço (como central direito) e Polga (como central esquerdo). No meio campo, seja no 4-4-2 ou 4-2-3-1, haverá sempre dois lugares para somente três jogadores, Mendes (o melhor médio defensivo de construção da Liga), Maniche (em forma é um dos melhores médios da Liga) e Zapater, e tendo em conta que A.Santos não me parece que tenha qualidade para entrar nesta rotação, e a idade de Maniche e Mendes, acredito que no final Zapater será o elemento com mais minutos dos 3, seguido de P. Mendes. Do lado direito, Vukcevic parece levar vantagem, enquanto que na esquerda Valdés será o dono do lugar. Por último a frente de ataque parece destinada a Postiga, que no seu último ano de contrato, vai dar tudo para conseguir renovar ou então um bom contrato no estrangeiro, e a Liedson que é um óbvio titular.
Visão de Mercado – Num 4-2-3-1. Stojkovic (apesar de ser igualmente um guarda-redes limitado, a prova disso é que foi suplente no Getafe, Nantes e Wigan, parece-me melhor que Patricio); João Pereira, Nuno André Coelho (a central direito, pois não considero que Carriço tanto ao nível do jogo aéreo como pelo chão, seja um grande central, e já defendi que devia ser adaptado a trinco, pois é um bom jogador), Torsiglieri (a central esquerdo, pois é melhor que Polga, e o Sporting não pode desperdiçar um central de 1.90 e canhoto como o argentino), e Evaldo; Mendes e Zapater (acredito que o espanhol com alguma naturalidade vai ganhar o lugar  a Maniche no decorrer da época); do lado direito colocava Vukcevic e do lado esquerdo Valdés (pois sou apreciador de extremos que joguem com o pé contrário à posição onde estão); Matias seria o natural 10; Enquanto que na frente Pongolle seria a minha opção (com Postiga a ser a alternativa, pois nos últimos dois anos Liedson tem vindo a decair a pique, e os seus quase 33 anos, as suas constantes birras e o facto de não saber jogar sozinho na frente, não fazem dele uma boa opção). 

PS – Depois de esta análise, parece óbvio que a este Benfica ainda faltam dois extremos e um guarda-redes; que ao Braga falta mais um nome de craveira, que por si só, já impôe respeito, possa decidir jogos, e catapultar a equipa, como são o caso de Alan, Luis Aguiar, Felipe e Mosssoró; que ao Porto falta um central, e que ao Sporting  apesar de estar claramente mais forte que a época passada, falta ainda um guarda-redes, um central, um médio que entre na rotatividade com Zapater, Mendes e Maniche, e um avançado diferente dos que tem, com outra envergadura e presença de área.

Qual será o 11 que Jesus, Domingos, Villas-Boas e Paulo Sérgio irão apostar com maior frequência, tendo em conta as indicações da pré-época e dos últimos anos? E qual é na vossa opinião, com os actuais plantéis, o melhor 11 de cada um dos candidatos?

Partilhe esse artigo:
63 Comentários
Mais recentes
Mais antigo Mais Votada
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários